quinta-feira, dezembro 14, 2006

Mídia: queremos esquentar ou esfriar?

Esse texto é apenas um resumo do que eu entendi em relação a mídia na concepção do pensador Marshall McLuhan(1911-1980) http://pt.wikipedia.org/wiki/Marshall_McLuhan .


Mídia: queremos esquentar ou esfriar?

Por: Priscila Silva Foto:www.cade.com.br

O pensador Mcluhan trabalha com 3 pontos: o meio é a mensagem, as extensões do corpo e Aldeia Global. Para ele, o conteúdo não é tão importante assim, o que ele irá priorizar é de onde a mensagem está sendo emitida, de que meio ela sai. Os meios de comunicação são extensões do corpo humano, o rádio é a extensão da audição, a televisão a extensão da visão e da audição. Ele compara a tecnologia com o corpo quando se refere que através da mídia, o corpo do homem se expande, torna os sentidos mais aguçados, notáveis. Compara também a tecnologia com a sensibilidade, quando se refere que a mídia esta dividida em dois meios: frios e quentes. Os meios quentes são todos aqueles objetos que necessitam apenas de um sentido do corpo humano, como exemplo o rádio (audição). Os meios frios são aqueles objetos que necessitam mais do que um sentido, como exemplo televisão (audição, visão). Para Mcluhan, esses dois meios possuem a técnica do controle social, através deles se consegue controlar os ânimos exaltados ou simplesmente animá-los.
O que pode acontecer é que, conforme aumente a quantidade de sentidos do corpo humano utilizadas para entender um objeto, o individuo poderá alienar-se pelo fato de prender a atenção numa determinada função, a televisão é mais uma vez um exemplo claro disto, ela mostra cenas prontas, discursos prontos e não é preciso esforço algum para o individuo interpretar aquilo que é mostrado, é imposto aquilo e nada mais importa. O que deveria ser correto é a liberdade de interpretação, o individuo recorrer a mídias que o faça pensar como ele quer, não como está sendo mostrado.
A mídia conseguiu mudar a sociedade, quando McLuhan cita que a sociedade conseguiu sair de uma época, que ele chama de “Galáxia de Gutenberg” que utilizavam muito da escrita e impressão, onde a individualidade predominava, a mídia veio séculos depois na sociedade moderna como forma de trabalhar em cima disso, transformando aquela sociedade tradicional em uma sociedade de base eletrônica que serviu para facilitar a reaproximação dos indivíduos, quebrando a tradição da individualidade de séculos anteriores e trazendo o resgate do contato com o outro. Mcluhan irá chamar essa transformação de Aldeia Global (Aldeia= relação Global= Alcance) onde todos irão interagir com a intenção de resgatar valores tradicionais perdidos, como exemplo de Aldeia Global, o orkut supera toda essa modificação na sociedade, o local virtual que aproxima as pessoas, dar oportunidade de conhecer o universo alheio, comunidades, anseios e necessidades são provas de que o ser humano não consegue e não pode viver sozinho na sociedade.

7 comentários:

Anónimo disse...

INhauuuuu
diga Pri!!!
apesar de nao conhecer muito aqui seus postes vejo que voce eh bem esforçada :D
Maioria dos textos nao entendo nada i pelo oque estou vendo voce anda lendo muito i pesquisando tb!
hehehhehe quer se torna uma otima jornalista neh? isso ae continua assim eh mas tarde que agente recebe o valor :D

Ta mt legal se blog, nao pare de escrever nao!

Bjaoooo
Juh

Anónimo disse...

Pri, esse texto sobre midia, tah mto legal, vc tah focando o assunto principal pra teoria de mc luhan, bacana, gostei mto!!
boa sorte pra vc na prova, depois desse texto jah está passada!!hehe
mande pra mauricio ler!!hehe
bjokassssss
bye bye
=**************

Anónimo disse...

ahhh mcluan, adorno, santella, bougnoux, wolf, cohin, lasswell(me perdoem se excluir alguém)...tomei chá com todos, me engasguei com todos e aprendi com todos...este txt ficou muito bom, resultado de seu esforço...continue assim, sucesso!!!bjos cara amiga, companheira de estudos hahaahha Boa prova e boa noite...

Anónimo disse...

huahauhauahuahua
Pri vc tá mt teórica rsrsrs
mas gostei de ver, espero que a prova seja otima para todos e que venham as férias tranquilas que tanto esperam. Bjaooo

Thiago Requião disse...

powww...
eu nao comentei antes pq tava me recuperando da prova de Mauricio!!
e agora pude ler sem problemas, pq ja vi o resultado e passei heheheh aeeeeeeeeeeee PASSAMOSSSS

sim... o texto ta otimo, so nao kero ler nd sobre isso por algum tempo. pelo menos ate minha mente voltar ao normal (se eh q um dia ele vai voltar)
depois de mauricio e das aulas dele, nunca serei o msm. e isso eh ate bom, pq aprendi muita coisa boz (apesar de ser complicada)

bjao nega

Anónimo disse...

Priscila,

Concordo que o meio é uma mensagem que interage com as sensações humanas e realmente usamos os sentidos da visão e audição quando utilizamos a televisão, porém não descarto a idéia de que alguns recursos tecnológicos como Mídia leva a população à alienação total e transformando os seres humanos em robôs, ou seja, um indivíduo sem sentimentos. O ser humano não consegue viver sozinho numa sociedade, contudo uma sociedade alienada no que adianta viver em conjunto!

Beijocas, Kim Sato.

Anónimo disse...

Eu nunca gostei de Macluhan.
Isso é fato...rs