segunda-feira, dezembro 04, 2006

Iansã/ Santa Bárbara

Priscila Silva

O dia 4 de dezembro é dedicado a Santa Bárbara (para os católicos) ou Iansã (para os adeptos do candomblé). A santa/orixá é uma mulher forte e decidida que vai a luta e que só "sossega" quando obtém a vitória, não teme a nada nem mesmo a morte.
Sua intensidade é distribuída na forma de amar,transmitir alegria, raiva e coragem. Ela na natureza é representada pelos raios e trovões acompanhada também das tempestades. Sendo representada pela cor vermelha no Candomblé, move milhares de adeptos, fazendo com que todos vistam-se de vermelho para a sua comemoração.
Iansã, que não possui caracteristicas femininas foge dos padrões atribuídos ao lar, em vez de cuidar dos filhos e da casa, ela acorda cedo e sai em busca do sustento de sua família.
Na Bahia onde o candomblé está presente em todos os cantos, a Santa é bastante comemorada, todos em procissão vestidos de vermelho representam a santa e a paixão

Fica então como homenagem a Santa, a letra da música do compositor Caetano Veloso:

Senhora das nuvens de chumbo
Senhora do mundo
Dentro de mim
Rainha dos raios
Rainha dos raios
Rainha dos raios
Tempo bom, tempo ruim
Senhora das chuvas de junho
Senhora de tudo
Dentro de mim
Rainha dos raios
Rainha dos raios
Rainha dos raios
Tempo bom, tempo ruim
Eu sou um céu
Para as tuas tempestades
Um céu partido ao meio no meio da tarde
Eu sou um céu
Para as tuas tempestades
Deusa pagã dos relâmpagos
Das chuvas de todo ano
Dentro de mim
Rainha dos raios
Rainha dos raios
Rainha dos raios
Tempo bom, tempo ruim...


E viva Iansã!

6 comentários:

Anónimo disse...

Parabens ...
o seu blog vem a cada dia
se aprimorando
e nos trazendo informações
e textos belissimos.

,Dan

Thiago Requião disse...

bela homenagem!!!
realmente eu nao sou uma pessoa de muita fé, no entando admiro todo o simbolismo em torno de todos[as] os orixas. ate ditentifikei com minha mae hehe "ela acorda cedo e sai em busca do sustento de sua família." eh igual a minha mae uhahuahuahu

so espero q poste mais vezes!!! heheh bjao

Anónimo disse...

Amiga, apesar de não estar presente em sua vida diariamente, n esqueci de vc n viu! e nem de sua família linda.
Nem sempre comento aq, mas pode apostar que sempre leio, está nos meus links desde o dia q vc começou. Vc eh um orgulho p mim, pessoa decidida que sabe o que quer e corre atrás. Lembra qnd te comparava a Patrícia...?! fora o físico, essa determinação e amor pelo jornalismo q tanto me orgulhavam nela vi em vc tb, e todos os dias percebo q n me enganei!

VEI LÁ GAROTA, VC TEM FUTURO!!

Saudades!

Barbara disse...

Parabens pela linda homenagem feita a Iansã!
Epahei minha mãe Iansã, minha Rainha!
Levai com seus ventos todo mal que nos persegue, e protegei-nos das dificuldades dessa vida. Que sua força guerreira esteja conosco, vossos filhos, e com todos aqueles que te invocam minha mãe!
Dai-me a graça de vencer, para sempre prestar a caridade aos que precisam,e para que hj sempre vos agradecemos e pedimos a paz de Oxalá pra ti e pra todos nós!
Salve minha mãe, salve Iansã!
Salve Iansâ!Epahei minha mãe....
Epahei Iansã!
Espero em Deus e em vos minha Guerreira a Justiça que tanto almejo.
Salve minha mãe, salve Iansã!

Unknown disse...

amei o seu blog pois sou filha de yansa e amo tudo sobre ela.bjsss jeane

sidisléia disse...

Parabéns,o seu blog está ótimo,adorei poder ter pesquisado sobre Iansã...