domingo, dezembro 24, 2006

Espírito Natalino: para onde ele foi?



Hoje, 24 de dezembro, véspera do Natal, percebi que o Espírito Natalino não existe mais. Chocante? Não mais...O que todos lembram na data do natal é: comprar e receber presentes, participar de amigo secreto, fazer as pazes com quem havia brigado, pedir desculpas pelas falhas cometidas ao longo do ano tudo isso forma o novo “espírito natalino”. Correria em lojas, shoppings e em supermercados á procura dos presentes, das comidas e das bebidas para montar então a “famosa ceia” que quanto mais bonita maior será a quantidade de elogios, mas quase ninguém se pergunta “afinal o que é o Natal?”. Natal é uma época de extrema importância para os cristãos e para todas as religiões que têm Jesus Cristo como divindade, porque é comemorado neste dia o seu nascimento. O que é mostrado no Natal é um senhor barbudo, gordinho, com um saco de presentes, vestido de roupa vermelha e com um gorro da mesma cor foi inspirado num bispo chamado Nicolau que nasceu na Turquia em 208 d.C., ele que era um senhor de bom coração, ajudava os pobres e deixava saquinhos de moeda perto das chaminés. A idéia foi boa em criar o personagem Papai Noel baseado no bispo, mas com o tempo, esse bom velhinho foi se transformando num objeto que representa o comércio, bonzinho distribuindo presentes, não se esquece de ninguém “seja rico, ou seja, pobre o velhinho sempre vem”. Infelizmente, sabemos que não é bem assim a história, enquanto muitos estão preocupados com o que dar de presente ou vestir no natal, outros estão preocupados com o que irão comer. Estes que estão fora do capitalismo não sabem o que é o “Natal”, acham que esta data não pertence á eles. Os pedidos das pobres crianças ficam nas cartinhas e os presentes brilham nos sonhos ou na televisão. Você que quer fazer algo de bom no Natal, em vez de gastar uma grana para enfeitar a sua nova árvore, compre brinquedos, comida, pão e distribua para aqueles que acreditam e esperam que o espírito natalino possa sempre existir.

9 comentários:

Anónimo disse...

ehhh ...
a magia do natal eh unica ...
porem com o passar do tempo ela vai mudando ...
eh otimo quando se eh todo se pekeno
e acha q o velhinho sempre vem
com o tempo agente ja não o espera mais
porem agente nao pode deixar com que
essa magia se perca. ..
pois papai noel existe
e sempre existirá em nossos corações
( ao menos no meu )
e irei passar pro meu filho
e pra meu sobrinho
( seu filhooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo minha irmã linda q agora jogou luzes no velho cabeolote ;) )
feliz nataaaaaaaaaaKa
zueraa
feliz natallllll
n repaaaaaaaaares
eu estoyu locO

Thiago Requião disse...

acho muito interesante esse "novo espirito natalino" que criamos (ou melhor, q foi criado pelo capitalismo e que nós adotamos)
outro dia, sexta feira q passou agora, eu tava aki em casa e passou um cara pedindo comida, ele ia de casa em casa e ninguem dava PN po infeliz... quando ele chamou aki em casa foi q ele conseguiu alguma coisa... nao to falando isso pa provar q sou bonzinho nem nd, pq nao sou msm huahuahua, so to falando pq nessa epoca do natal, teoricamente, estamos mais "bonzinhos" com os outros e procuramos ajudar... mas porra, q ki custa da um prato de comida ao cara com fome?
mas na hr de ir no shopp comprar, todo mundo pode ir!
rebalho de fdp hehehehehe

Anónimo disse...

um feliz natal menos capitalista e mais solidário p/ todos!

Anónimo disse...

Bom amiga...
Acho que o que mais espero, pelo menos, dentro da minha casa não é assim, o Natal significa muito..
Não como uma data comercial(pq realmente, hoje em dia, é isso que o natal representa...), mas sim, uma data pra se compartilhar da presença de familiares e amigos, uma data festiva, com muito amor e carinho das pessoas que mais amam vc...
Presentes, são consequencias ...
o que pra mim, na realidade, os presentes significam os presentes q os tres reis magos deram a Jesus Cristo no dia do seu nascimento!
Para mim e minha familia, o natal é uma das datas mais importantes do ano.
Lamento que hoje em dia o natal seja visto de outra forma...mas essa é uma grande realidade.
Beijos Grandes.

Anónimo disse...

É verdade. Do Natal autêntico sobrou pouca coisa. As pessoas não tem mais paciência de fazer as coisas como elas devem ser feitas. Uma observação mais que oportuna...

Anónimo disse...

É isso mesmo. As pessoas estão se esquecendo de muitas coisas que foram, ao longo de séculos, os pilares de nossa civilazação e o Natal e o seu verdadeiro significado são alguns dos injustiçados consumidos por esse capitalismo selvagem.Depois não podemos reclamar da loucura que é esse mundo sem limites. Pensando nisso, na semana que antecedeu ao Natal postei no Palavras Certas (http://certas.blogspot.com) as passagens bíblicas que melhor representavam o nascimento do Salavados, Jesus Cristo.Espero que um dia a soceidade reveja isso e reencontre o verdadeiro espírito de Natal... Adorei seu blog...
Feliz 2007 e que seja um ano de realizações, felicidades e sucessos. Fique em Paz co Cristo no Coração!

Uilians Santos

Anónimo disse...

o espírito consumista ainda não inventou o modelo de comprar o bem da sensibilidade. esse nunca está à venda, é dom, é percepção e virtude. é o que você tem. parabéns!

Anónimo disse...

O espírito natalino fala sobre amizade, fraternidade e amor ao próximo, contudo as pessoas esqueceram essa magia que é o Natal. O melhor presente que alguém pode dar a uma pessoa é sua amizade, carinho e amor para o resto da vida, pois isto é algo que nunca acaba.

Anónimo disse...

Existe Natal ainda sim... Existe sim!