quinta-feira, dezembro 28, 2006

Ano Novo: será?


Por: Priscila Silva Foto: Ernesto Carriço/O Dia

Madrugada do dia 28 de dezembro, Rio de Janeiro amanheceu em chamas. Tendo diversos ônibus queimados, postos policiais apedrejados, tiroteios, confusão e pelo menos sete pessoas mortas, isso tudo foi a despedida do ano que o CV (COMANDO VERMELHO) mostrou e deixou bem claro quem é que comanda o Rio. Esse ano, não somente no Rio como em São Paulo (liderados pelo comando PCC, PRIMEIRO COMANDO DA CAPITAL), os atentados foram diversos, mostrou que o Brasil não é só feito de alegria, que tem pessoas que vivem á margem da sociedade e que aos poucos vão sendo esquecidas. Eu não discordo e nem concordo com os atentados, acho errado quando tem como resultado mortes de pessoas que não têm nada a ver com o fato, concordo quando eles exigem o direito de também serem iguais, de exigirem mais dignidade perante a sociedade. É de causar pânico esta "guerra civil", ver tanta morrendo, violência ao extremo, sangue espalhado pelo chão, pessoas implorando a Deus para que cheguem em casa sem um arranhão. O que está acontecendo? Será que o governo não está vendo isso? Se está ocorrendo tudo isso, é necessário prestar atenção e tomar alguma atitude. Isso é apenas um reflexo da nossa sociedade que exclui, discrimina e que tem um poder que se diz tão eficiente, mas que infelizmente falha. O cartaz que foi espalhado (foto acima) pelos bairros do Rio que sofreram atentados, refere-se criticando a milícia que é a arte de fazer a guerra, ou força militar.
É fim de ano, vem chegando um novo ano, será? Para nós...possivelmente sim e para eles? Tá na hora de "abrir os olhos" Brasil...

5 comentários:

Thiago Requião disse...

parece que o brasil (sim com letra minuscula, pq o Brasil, com letra maiuscula, ja perdeu sua dignidade e a soberania sobre seu território, território esse que esta sendo tomado pelos marginais) já não notou que estamos em meio a uma guerra civel nao declarada!
eu vi hj na tv, um professor de uma universidade do Rio, falando que esses ataques possivelmente foram feitos como uma forma de desviar a atençao da polícia. o professor acha q eles atacaram um canto da cidade para que pudessem movimentar drogas e armamento em outros cantos do Rio. e tb nao acredita q seja uma retaliaçao às milícias pos estas nao estao presentes em nem 1/6 das favelas.
o motivo mesmo nao tem como saber agora. tem q se investigar!
mas o problema em si nao sao os ataques realmente, mas sim os motivos. temos que combater mais as causas do problema.

ps: eu poderia ficar aki escrevendo textos sobre isso. mas tenho q terminar de arrumar minhas coisas pra viajar! so eh uma pena q nao vou viajar pa fora do brail e ficar por la msm.
pps: poxa, pena tb q eu to sem tempo hj, se nao ia escrever uma crônica sobre isso... eh... deixa que nos próximos atakes dos traficantes eu escrevo uhauhauhuhauhahuahuahua

Anónimo disse...

Realmente
vc expressou em poucas palavras
o descaso.
uma realidade muito triste ...
e como ja diria Augusto la de jacuipe " Palavras escritas ou não, sempre têm uma razão... "

Abraços

Ingrid Constantino disse...

7mortas?
e filho foram 18 pessoas mortas,queimaram o onibus com todo mundo dentro,teve um cara que foi na delegacia fazer queixa e ao sair foi metralhado,o RJ TODO,em todos os lugares até regiões litoraneas foi atacado...

Anónimo disse...

Deu no "O Dia". Pelo rádio um policial ouvindo a fala de um bandido: - Bem feito, agora a melissa acredita na gente.
O policial indignado respondeu: - É milícia! Melissa é o que vc usa no pé, vagabundo!
E esse é o nosso Rio! Afe!

Anónimo disse...

Infelizmente este é o nosso Brasil que conhece e vivemos numa sociedade totalmente desigual cheia de violência urbana, pois só nos resta rezar ou orar a Deus por uma vida melhor a todos. Não tenho muito que comentar porque está evidente o fato da miséria, pobreza, desigualdade social, violência, tráfego de drogas, doenças, tudo que assola nossa Terra, o país.