sexta-feira, janeiro 05, 2007

A Globalização e o Consumo


Por: Priscila Silva

A globalização foi de uma certa forma, positiva para o mundo. Tivemos desenvolvimentos, evoluções, descobertas na medicina, curas e entre outros fatores. Mas, infelizmente, ela também possui um lado negativo, antes do surgimento da globalização, por volta de 1972/1973, o ato da cidadania estava ligado "á capacidade de apropriação de bens de consumo e a maneira de usá-los. As diferenças eram compensadas pela igualdade em direitos abstratos" (GARCIA CANCLINI,1995).
Nos anos 60 e 70, as culturas e produções nacionais eram suficientes (todos estavam satisfeitos), porque os produtos nacionais eram mais baratos do que os importados. O valor de consumir o que era "nosso", era bastante simbólico "procurar bens e marcas estrangeiras era um recurso de prestígio e ás vezes por opção de qualidade" (GARCIA CANCLINI,1995).
Com o enfraquecimento da política, foi gerada a descrença nas instituições. O consumo privado de bens e os meios de comunicação começaram a superar as realidades democráticas e a consequente participação do homem público, surgindo então uma nova era, recheada de imagens e mensagens produzidas pelo marketing.
O lado mais díficil de lidar da Globalização e que certamente origina descontentamento sobretudo de duas maneiras: em primeiro lugar, tudo que você compra em seguida torna-se obsoleto. Segundo, há pouco interesse com o passado e também com o futuro, o que irá ser priorizado é o presente, o imediato. Com toda essa vontade de ter tudo e agora entra a questão da alta rotatividade de produtos, que é a necessidade de trocar o produto, acompanhar a moda, a tecnologia, acompanhar o mundo. Um exemplo claro disso: os celulares, que antigamente era conhecidos como um simples meio de comunicação, hoje são considerados como uma necessidade.
A cada modelo novo, multidões correm para trocar de aparelho, mesmo este em perfeito estado. Um celular no Brasil tem um tempo médio de troca de dois anos. Com inovações, câmeras, cores brilhantes, filmadora, vídeos, fotos transforma um mero consumidor em um consumidor alienado. "Celular é item de moda, ele diz muito sobre a pessoa", avalia a diretora de marketing da BenQ Mobile, Regina Macêdo. Não importa o preço, o importante é ter o produto, "Troquei meu celular antes dele completar 5 meses em minha mão, troquei por um melhor é claro. Ele faz sucesso entre os meus amigos, toca mp3", disse o estudante de makerting, Daniel Gregório. Quando questionado o preço "R$1300,00. Sei que irá surgir um melhor que o meu daqui há alguns meses, virei escravo do consumo!", brinca o estudante.
Que sejam eternos enquanto durem.

16 comentários:

Anónimo disse...

Viver entrelaçado com a globalização é algo bom para qualquer um, pois aquele que faz este ato sempre está atualizado com os diferentes fatores que ocorrem no mundo a cada dia. Os países estão sempre em contato um com o outro para beneficio mutuo entre produtos industriais, agrícolas, e discussões de políticas externas, porém o homem torna-se escravo desta globalização de capital consumista influenciada pelo marketing da moda.
O homem vive para comer ou ele come para viver. Cada homem é responsável pelo seu próprio destino assim como escolher o que quer, escravo do consumo para estar na moda e satisfazer os outros ou ser livre para criar sua moda e nutrir suas reais necessidades.
Espero que as pessoas reflitam mais sobre suas próprias necessidades para viver bem com saúde do que ser escravo de suas ansiedades ou desejos de ter o objeto porque outra pessoa tem ou de mostrar que tem o objeto.

Beijocas

Anónimo disse...

s2 Globalização s2

kaoaspakskopaskopas

meu celular eh novo... tb toca MP3!

askaopkpskpaskpakspkoa

como eu sou idiota ¬¬'

aahh pri, tah bala o texto, véi xD

sabe q eu sempre gostei de escrever sobre globalização??? muito massa de "estudar" esse texto =P

;***

Anónimo disse...

eu quis dizer

"muito massa de "estudar" esse ASSUNTO"

Anónimo disse...

Prii, ta bala o texto mto interessanteee...
eh a o consumismo ta assim,ou ate pior msmo!

Maais eh natuRaal, o marketing vence as pessoas!

bjin

;*

Anónimo disse...

Olá Priscila, que legal, eu também sou estudante de jornalismo. Até estive aí em Salvador ano passado, para o ENECOM. Você foi?

Enfim, obrigado pelas palavras que você disse no meu blog, muito mesmo. hehe

Sinta-se à vontade para voltar sempre que quiser.

Ailton Jr disse...

Muito bom!
Obrigado por sdua visita no Errenka!
eu tenho outro blog tb com o mesmo template do seu: www.palavraslimpas.blogspot.com

beijos

Fernando Murillo disse...

Pois é Priscila, talvez essa globalização se confunda um pouco com a idéia do consumismo exacerbado ou até mesmo com a necessidade da atualização tecnológica.

A tecnologia é intrigante, é tentadora e seduz ao consumismo.

Por quê ter um celular sem música se você pode ter a comodidade de ter, por um preço nem tão inacessível, um com música?

Como se contentar com um aparelho que não tira fotos, se você, por migalhas a mais, pode ter um que tira?

Talvez não seja apenas o marketing da moda, mas sim, a vontade da atualização. O mundo se atualiza. Às vezes é meramente fútil comprar uma câmera fotográfica de 8.0 megapixels, se você tem uma 3.0, e nem trabalha com fotos.

No entanto, você não vai querer ter sua Kodak velha, pagando para revelar, se você pode ter a digital, muito mais prática.

Por isso, existem coisas que vem para facilitar a vida do ser humano e coisas que vem para enganar e atrair o ser fútil.

Hoje, a gente precisa de se atualizar, dar um "f-5", em nós mesmo, pois infelizmente a tendência é essa. E olha que nem entramos no mérito da nanotecnologia, que será mais um salto enorme e de garnde impacto na era consumista, se é que podemos classificar assim.

Anónimo disse...

Deu pra perceber fácil que você estuda jornalismo. Eu também. Tá em que ano?
É verdade, a globalização e o capitalismo atual estão tornando o homem escravo de suas próprias invenções. Ao mesmo tempo que milhões morrem de fome, outros milhões fazem negócios via internet, com seus processadores cada vez mais rápidos. O pior é que não há solução fácil para isso acabar, só mesmo todos se conscientizando, mas temos tempo pra isso, com os compromissos que a vida moderna nos traz? Deveríamos ter.
Muito bom o texto, deu uma discussão interessante.

Anónimo disse...

Outra coisa, linquei seu blogue.

Anónimo disse...

excelente tema para discutir..semprei amei conversar sobre isso, mas nunca consegui escrever até q Alena deu a idéia de juntar globalização e educação..o q facilitou minha vida e meu texto rs. Seu txt ficou ótimo como sempre...meus comentários já estão ficando repetitivos rs..a globalização com seus males e bens..as vezes me sinto meio "atrasada"..mas pelo mns sou uma "atrasada" feliz. Esqueci..atrasada não..pois como sabemos não existe atraso..apenas "caminhos diferentes a serem escolhidos e tomados" hehhe O ruim é q as pessoas não sabem lidar com estas novas tecnologias q podem ser muito utéis quando bem utilizadas..infelizmente ninguém nunca está satisfeito com nda devido a este consumismo exarcebado oriundos da inveja, ambição e muita propaganda! rs pessoas sem consumo crítico, consciente, muitas vezes alienadas..nunca gostei da palavra homogeinização..cultura de massa universal..mas como estamos numa sociedade cd vez mais capitalista.."q acrescentem-se os tijolos" neste circo! Ou casa..foi mal..mas não derrubem..

cristiano ribeiro disse...

sou professor de geografia, pri, vc tá de parabéns, seu texto tá muito fino!!!!!!!!!!!beijos e tudo de bom vc!!!!!!!

Anónimo disse...

Parabééns, gostei bastante do texto vooc é uma menina muito inteligente ^^

rere beijos e até o próximo HSUIAHUSAHUSAUI ;***************************************************************

Anónimo disse...

Adorei o texto estava procurando algo mais próximo do que realmente ocorre hoje em dia, fiz meu trabalho da escola encima da sua opinião e tirei 10.Obrigada pela ajuda !!!

beijuuh

Anónimo disse...

o luxo me ajudou bastante =-O

Anónimo disse...

me fala 15 palavras ou expressão que tenha a ver com a Globalização ?

Priscila Silva disse...

A globalização é a fusão de culturas. O que propiciou essa união, foi a criação das novas mídias, como a internet, que possibilitou que várias pessoas em diferentes territórios pudessem compartilhar de uma mesma informação ao mesmo tempo. Com a globalização, nasceu a vontade de sempre estar informado por tudo que anda ocorrendo no mundo. A globalização veio para encurtar distâncias e aumentar a capacidade da aprendizagem em torno do mundo e das pessoas.