terça-feira, novembro 20, 2007

Dia da Consciência Negra




Por Priscila Silva

Dia 20 de novembro é comemorado o dia da Consciência Negra porque nesse mesmo dia morreu o líder Zumbi dos Palmares, teve sua cabeça cortada... Isso ocorreu em 20 de novembro de1695, chocou a todos do Quilombo dos Palmares, situado no estado de Alagoas e pra quê serviu essa crueldade? Na época, não teve repercussão, mas criou-se uma lenda em torno da figura do Zumbi dos Palmares, ele foi sempre citado pelos abolicionistas da época. Já Atualmente, o dia 20 de novembro é celebrado, como o Dia da Consciência Negra, que possui um significado especial para os negros brasileiros, que reverenciam Zumbi como o herói que lutou pela liberdade e como um símbolo de liberdade. É feriado? Sim, mas não em todos os municípios. Mudou algo com a inserção desse dia? Não, o preconceito ainda continua...Há debates e debates em torno da problemática desigualdade racial, que desde o tempo do descobrimento do Brasil, nos persegue, deixando um rastro difícil de apagar. Muitos se preocupam em igualar as raças, trazer o tema da igualdade racial para a sociedade a fim de “abrir” as mentes que só pensam em si e quando essas debatem sobre preconceito e discriminação se limita a pequenos grupos, onde cada um supõe uma alternativa para mudar, mas que nunca criam força.
Não considero a desigualdade social, triste, lamentável e entre outros adjetivos de indignação e ao mesmo tempo conformação com a situação. Prefiro dizer que esse quadro é burro, ignorante e ultrapassado. Se o ser humano evolui tanto com a tecnologia, porque não evoluir também na forma de pensar? Como imaginar que em pleno século XXI, existam pessoas que diferenciam os indivíduos pela raça e que os qualificam de forma vertical? É até vergonhoso dizer que no Brasil, grande parte dos negros tem pouco acesso às Universidades, a salários bons, a altos cargos profissionais e o mais vergonhoso de tudo é que as pessoas estão acostumadas a ver o negro em condição miserável como é o caso que vemos sempre nas ruas a pedir esmolas.
O problema é que a sociedade foi acostumada a ver o branco em condição superior que o negro, é possível ainda notar o choque das pessoas ao ver um garoto branco pedir esmolas no semáforo. Uma das formas para exterminar o preconceito é fazer com que o negro também tenha seu espaço nas posições de destaque, isso de certa forma irá diminuir a discriminação. E essa é a hora da conhecida “elite branca” dá sua contribuição para os negros, criando mecanismos para acabar com a discriminação e isso é necessário e urgente.
Em torno da discriminação, preconceito e falta de oportunidades para os negros, as Universidades Públicas e Particulares criaram um sistema chamado de cotas para negros ou sistema de cotas racial (Sistema de cotas é uma espécie de compensação que o Estado oferece à raça negra. Esta compensação reserva vagas em concursos públicos para empregos, preenchimento de cargos para estudo em faculdades públicas), esta forma de “amenizar” o problema, só agravou a situação. Separar vagas para determinada raça é uma forma de discriminar, tornar o individuo incapaz de concorrer com outros. Este sistema de cotas não “nasceu” no Brasil, ele foi criado na Índia e posteriormente nos Estados Unidos, mas não durou muito tempo pelo fato de estar aumentando a discriminação racial e a desigualdade republicana. A idéia do sistema de cotas é atingir a igualdade e para isso os grupos desiguais devem ser tratados de forma desigual visando o equilíbrio.
O poder de mudar não está apenas nas mãos de duas ou três pessoas, está num grupo bem maior, está em nós mesmos.

2 comentários:

Anónimo disse...

Como acabar com o preconceito se entre eles mesmos existe o preconceito! Se entre os próprios negros se odeiam, julgam mal uns aos outros, então este é o dia da Conciência Negra.

Ricardo disse...

Saudo o teu esforço em se posicionar ao menos afetivamente contra o racismo, apesar de tua falta de compreensão do que as cotas representam. Mas incomparavelmente melhor do que este imbecil acima cuspiu sobre os negros e os anti-racistas. Sendo ele um racista não é de se esperar outra coisa. Leia meu atabaqueblog@bolgspot.com
Axé