quarta-feira, julho 05, 2006

O Homem e o Lixo.



Nascido no lixo, onde sua mãe morreu no parto e logo mais tarde (9 anos) teve seu pai morto, atropelado por um caminhão de lixo...
Assim, foi levando a vida, orfão de pai e mãe, teve o lixo como seu habitat natural. Já adulto vestia-se e comia do lixo, ás vezes tinha sorte em encontrar carne no lixo, porque já era de costume encontrar somente ossos de galinha. Num dos seus dias de procura no lixo, ele encontrou um objeto nunca visto por ele, era um espelho. Ele pegou o espelho, analisou seu formato e notou que ele refletia a luz do sol, ele virou o espelho para si mesmo e viu sua própria imagem refletida naquele quadrado brilhante. Ficou um momento em silêncio, estava assustado, nunca havia visto seu próprio rosto! Olhando para sua imagem, pensando, perguntou-se:- Sou um homem ou um bicho? Ficou horas á fio se olhando no espelho, acabou até esquecendo-se de um recente lixo que acabara de chegar no lixão. O espelho, naquele momento, era mais importante do que um pedaço de carne, era de extrema importância para sua própria descoberta.

(Priscila C. da Silva)

5 comentários:

Anónimo disse...

Muito bom este texto
realmente tocante
embora fuja um pouco
da realiade.

Anónimo disse...

É uma historia triste porém verdadeira na realidade do cotidiano das pessoas pobres que não para onde ir e nem o que comer para sobreviver num mundo totalmente capitalista. Fazendo uma analogia, um animal se adapta ao meio como forma para sobreviver com o que o meio ambiente lhe oferece, ou seja, o jovem adulto se tornou um animal devido ao meio em que vivia e com as limitações que lhe proporcionava para sobreviver. Entende-se que isso é um alerta para o nosso governo tomar providencias e nós Homens termos consciência da situação que se entende não só nas grandes cidades mas nas zonas rurais também. Em relação à Seleção Brasileira nem vou comentar porque daria duas folhas de como descrever a derrota.
Até agora gostei de todos o que torna muito dificil escolher qual é o meu favorito, além de os temas serem diferentes.
Com muito afeto desejo que continue assim com seus textos.
Forte Abraço.

Anónimo disse...

Priscila, é triste mesmo sabermos que muitos só se identificam no lixo, dentro dele, ainda mais quando sabemos que "gente é pra brilhar, não pra morrer de fome".

Anónimo disse...

Priscila, é triste mesmo sabermos que muitos só se identificam no lixo, dentro dele, ainda mais quando sabemos que "gente é pra brilhar, não pra morrer de fome".

Anónimo disse...

O que eu mais gostei é que esse texto tem um "quê" de lenda! Muito bom!

BJOS!