quarta-feira, julho 26, 2006

Desigualdade social.



Por: Priscila C. da Silva Foto: Priscila C. da Silva

Em Stella Maris, um bairro de classe média de Salvador, está ocorrendo uma situação lastimável. Na quinta-feira (20) moradores da antiga Delicatessen Claudiu's, foram submetidos a uma ação nunca então esperada, em 10 anos de habitação. Os moradores (crianças, mulheres e idosos) foram expulsos do local. O que levou a expulsão foi a compra do imóvel.
Depois da expulsão ocorreu muito tumulto, confusão e descontentamento entre os moradores. A polícia militar teve que intervir quando eles fecharam a rua principal, afim de chamar atenção de todos que ali passassem. Sem teto, foram obrigados a morar na calçada, a fazer suas "casas" na própria calçada do bairro. Além destes antigos moradores da Delicatessen, estão chegando outros e ali juntando-se e formando novas "casas". A condição em que eles estão vivendo é bastante triste, não têm higiene, não têm moradia, não têm comida e possuem poucos pontos de luz para iluminar a calçada. Existem pessoas que trabalham em igrejas que nas horas de refeição como almoço e jantar, param em frente a calçada e distribuem "quentinhas".
Nota-se uma enorme desigualdade social, á margem dos condomínios da classe média estão pessoas miseráveis, que lutam por um pouco de espaço na calçada para viver. Num mesmo local onde existem pessoas que vivem muito bem existem também pessoas que vivem muito mal. Estima-se quarenta familias alojadas na calçada, há uma grande quantidade de crianças e até mesmo recém-nascidos que são obrigados a conhecer o mundo de uma forma tão cruel.
A prefeitura ainda não solucionou o problema. Hoje fazem seis dias que as pessoas estão alojadas nas calçadas.

(Priscila C da Silva)

11 comentários:

Anónimo disse...

Sinistro ...
isso eh um caso dificil
pois a desigualdade social é uma
coisa que apavora ...
muito triste
ter que conviver com tais
situações.
porém é a vida.

,Dan

Anónimo disse...

A prefeitura deveria ter tomado uma atitude desde o primeiro dia! O problema é que todo mundo vira a cara...

Anónimo disse...

A situação ta horrivel mesmo neh?
O texto esta como sempre otimo!!!!
Amor ja ta cansada de saber q vc é uma maravilhosa escritora!!!
Nunca esqueça que te amo mis do que tudo na vida'amor de minha vida!!!!!!!!!

Anónimo disse...

rpz... achei uma sacanagem isso... a prefeitura devia ter feito alguma coisa por esse povo q nao tem como morar ao inves de soh expulsá-los, como por exemplo fazer umas casas populares ateh mesmo em stella, agora simplesmente expulsar e acabou?!?! quadro lastimável....

Anónimo disse...

POXA!!!
Q PESSIMO!!!

COMO DISSE JORDAN "SINISTRO"!!!

Anónimo disse...

Pri, vamos aos conselhos de português: releia o texto e edite-o, eliminando a excessiva repetição dos vocábulos (exemplo: moradores). Posicione-se: o texto inicialmente parece estar a favor dos sem teto e depois o leitor se sente confuso, quando você cita a violência por eles causada, o que pode desencadear uma reação contra os sem teto. Qual o seu posicionamento ? Seria interessante desenvolver este argumento.

Adorei o tema, o conhecimento de causa. Um beijo

Torço por você.

Anónimo disse...

Enquanto isso, Salvador continua generosa com os novos empreendimentos especulativos. Viva a terra da alegria, do carnaval, do axé!

Anónimo disse...

Este fato é muito serio pois, pessoas, estão sendo jogadas nas ruas, e aumentando a desigualdade.
Num bairro aparentemente tranquilo, talvez não fique daqui a algum tempo.
Um grande exemplo disso se chama " Boca do Rio ", um bairro que a 6 anos atras era um dos melhores lugares para se viver, hoje não. O povo até treme de ouvir falar esse nome. Muitas pessoas já se mudaram daqui. Só espero que o caso do bairro de Stella não seja igual ao da atual " Boca do Hell ".

Pri... Seu texto ta otimo vei.
Desculpe não aparecer com frequencia no seu blog mas sempre que puder aparecerei.

Super beijo e continue assim ^^

Anónimo disse...

Bem o anonimo sou eu Yukito ^^
é que não estava conseguindo colocar meu nome.

Anónimo disse...

PRI...
Seu texto ficou bom mesmo!!
Adorei seu blog viu :P
Vou fazer o meu aqui também!!!

bjuuu

Anónimo disse...

legal vê que vc, já escreve e ainda já ta tirando até foto!