sábado, junho 16, 2007

Cidadão virtual



Enquanto muitos lutam para serem inseridos no mundo digital, cá estou eu lutando para sair. Estou cansada deste mundo moderno, colorido e perigoso que transformou o ser humano em bytes, pixels e entre outros nomes complicados. Quero sair, respirar o ar puro, ver a cor natural das coisas, conversar com as pessoas pessoalmente, não ter o simples ato de teclar e enviar a fala que muitas vezes vêm acompanhadas de bichinhos e bonequinhos saltitantes.
O mundo real é recheado de doenças e vírus, o mundo virtual não fica atrás. Até nisso a tecnologia tentou se assimilar à realidade. O tempo passa e os vírus se desenvolvem cada vez mais rápidos e infelizmente mais criativos.
Sem contar os males que a tecnologia causa ao homem não é mesmo? O computador não veio só para trazer boas notícias infelizmente aumentou as doenças de postura, articulares e lesões de mãos e braços, além de distúrbios oculares. Há ainda o risco da dependência, quando o mundo real já não agrada tanto assim, muitos recorrem aos chamados chats, bate papos on line que existem em diversos sites espalhados pela rede.
E quem disse que a atração está fora disso tudo? Tudo fica mais rápido e de fácil acesso, até as relações “amorosas” são movidas á cabos! O fato de conhecer a pessoa pelo que ela é e não pelo que ela possui torna-se algo bastante atraente para muitos desiludidos no amor. Este novo mundo cria cidadãos apegados ao virtual, que esquecem que o mais importante e necessário sentimento está fora do monitor. Mas engana-se quem acha que estas salas irão solucionar o problema, muito pelo contrário, elas podem agravar.
As pessoas que recorrem às salas de bate-papo a fim de acabar com a solidão tornam-se vítimas fáceis. O número de vítimas de homicídio oriundas da internet vem crescendo conforme o passar dos anos, as pessoas depositam confiança em outras que elas “acham” que conhecem e a partir daí mergulham de cabeça num chamado romance virtual, onde não existem limites para sonhar. Diversos psicopatas, assassinos e maníacos estão soltos por esse mundo digital, transformando o tão sonhado mundo “perfeito” em pesadelo.
Esse novo mundo é complicado, eu fico pensando, será que é necessário esta inclusão digital? É necessário. Mas se nós não tivermos pessoas preparadas para entrarem nesse mundo de que irá valer colocá-las nele? Será preciso um código de leis, informando como se deve agir e as penas para cada crime virtual cometido? Quem sabe até funcione melhor do que no mundo real, “A justiça tarda, mas não falha” espero que pelo menos para o mundo digital seja diferente. Seja mais eficiente.
Há violência na internet de todas as formas: pedofilia, prostituição, tráfico de drogas, encontros suicidas e entre outros que possivelmente devem existir e que os desconheço. Vou me desviando de bytes perdidos (na internet também existe!) para ser uma cidadã-virtual que por todos os males existentes, faz de tudo para ter um papel fundamental nesse novo mundo, o digital.

8 comentários:

Anónimo disse...

O mundo virtual traz muitos benefícios, contudo as pessoas não devem esquecer de viver no mundo real. As maravilhas fornecidas pela natureza tão bela estão sendo deixadas para trás e substituída pela era da máquina virtual dos computadores, contudo há aqueles que lutam para lembrar da realidade fora dos teclados, monitores, chips, e robótica. Como comparar um pôr-do-sol numa tela e viver ao vivo sentindo o calor da estrela mãe no rosto.
Infelizmente a violência, pobreza, doenças e miséria estão em todos os lugares afetando as vidas das pessoas, contudo existem os glóbulos brancos, as vacinas, a felicidade para combater estes males.
Felizmente, assim como Priscila, eu também sou um cidadão virtual e adoro viver está vida da tecnologia, dos computadores junto com a vida da natureza longe dos monitores. Forte abraço e beijocas.

Anónimo disse...

muito bom Pris. Quando vc falou da coluna, concertei a minha imediatamente rs. Pode trazer muitos beneficios realmente, mas é preciso saber usar e com equilibrio. Falando nisso, estou indo bjs rs

Fugitivo tardio disse...

É... o questionamento é válido. A internet (e toda a nova conjuntura dela resultante, tanto prática quanto potencialmente) é algo revolucionário: vai mudar ritmos e valores; vai mudar modos de produção e de convivência. Mas está aí - a chamada "Cultura Colaborativa", a radicalização da democracia participativa etc. Problemas haverá com ou sem internet, mas é sempre bom respirar ar puro.

Anónimo disse...

Variação climatica unica e continua , dos fatos.
O mundo corre em um rio que desemboca na maldade.
e no nevosismo

Thiago Requião disse...

gostei... eu me sinto assim tb huahuahua mas eu to preso. internet eh uma droga legalizada q vicia e nos priva de muita coisa...
va falar q vc nunca deixou de sair pra ficar na net? uhahuahuahuahau

ae eh q ta... eu nao tenho mais paciencia pro Pc... mas eu nao tenho nd pra fazer aki em casa... ae vou pro pc... olho e nao tenho nd pra fazer no pc... ae saiu, fico em casa sem fazer nd e vou pro pc uhahuahua eita vida decadente essa minha... ta chegando ao fim, to quase arrumando um emprego (e nem eh virtual auhahuahuauh)

Anónimo disse...

lucy ola, faz 5 anos que todos estavam online na minha casa,
eu via todos relaxados, so eu stressada.qdo eu cobrava alguma postura de alguem. me mandavam ficar fria.um dia resolvi investigar a rasao do relaxamento deles ,sentei em frente do pc e sem nunca ter feito curso,ou saber mexer fui entrando fuçando,e descobri porque casa caia e minguem nem ai.descobir que nao preciva mas tomar prozem,irmao do prozac, e que todas doença imaginaria,como ipertençao arterial,tpm, emorragia por causa de um mioma, tudo sumiu,eu voltei a sorrir,sai do pe de todos em casa,e to muito feliz. so q devez enquando mando o pc as favas e vou dar beijo na boca, tomar biritas com amigos,fofocar em cabelereiro, essas coisa que gente normal faz, eu so tenhop a dizer que tomar cuidado nao faz mal a niguem. mas bendito pc ushaushauaa

Pablo Reis disse...

no mundo virtual, existe o que há de bom e de ruim no mundo real. não é exclusividade da internet a convivência com maníacos, pedófilos, terroristas. do mesmo jeito que não é privilégio do mundo real encontrar pessoas de bem, capazes de um gesto de ternura com o próximo. valeu, Priscila.

Kanto do Enkontro disse...

Srs.
Dentro deste contexto, estou preparando um material onde inclui uma pesquisa. Se puderem me ajudar, acessem http://www.kantodoenkontro.blogspot.com/
e participem deste meu trabalho.
Muito Obrigado.
Mário Colares