quarta-feira, julho 26, 2006

Desigualdade social.



Por: Priscila C. da Silva Foto: Priscila C. da Silva

Em Stella Maris, um bairro de classe média de Salvador, está ocorrendo uma situação lastimável. Na quinta-feira (20) moradores da antiga Delicatessen Claudiu's, foram submetidos a uma ação nunca então esperada, em 10 anos de habitação. Os moradores (crianças, mulheres e idosos) foram expulsos do local. O que levou a expulsão foi a compra do imóvel.
Depois da expulsão ocorreu muito tumulto, confusão e descontentamento entre os moradores. A polícia militar teve que intervir quando eles fecharam a rua principal, afim de chamar atenção de todos que ali passassem. Sem teto, foram obrigados a morar na calçada, a fazer suas "casas" na própria calçada do bairro. Além destes antigos moradores da Delicatessen, estão chegando outros e ali juntando-se e formando novas "casas". A condição em que eles estão vivendo é bastante triste, não têm higiene, não têm moradia, não têm comida e possuem poucos pontos de luz para iluminar a calçada. Existem pessoas que trabalham em igrejas que nas horas de refeição como almoço e jantar, param em frente a calçada e distribuem "quentinhas".
Nota-se uma enorme desigualdade social, á margem dos condomínios da classe média estão pessoas miseráveis, que lutam por um pouco de espaço na calçada para viver. Num mesmo local onde existem pessoas que vivem muito bem existem também pessoas que vivem muito mal. Estima-se quarenta familias alojadas na calçada, há uma grande quantidade de crianças e até mesmo recém-nascidos que são obrigados a conhecer o mundo de uma forma tão cruel.
A prefeitura ainda não solucionou o problema. Hoje fazem seis dias que as pessoas estão alojadas nas calçadas.

(Priscila C da Silva)

quarta-feira, julho 19, 2006

Solidão.



O que é solidão? De princípio soa como uma pergunta de fácil resposta, mas o interessante é que para esta pergunta existem inúmeras respostas. A solidão, pode ser diferente para cada pessoa tendo como motivos: não ter namorado(a), não ter filhos, não ter animal de estimação, não ter amigos e até mesmo não ter televisão.
Quaisquer que sejam os motivos, a solidão traz uma sensação muito desagradável para aqueles que a sentem, é uma sensação de vazio, como se o mundo tivesse acabado e só restasse uma pessoa: a própria. A solidão não só acontece com pessoas que não têm namorado(a) ou por falta de qualquer "affair", ela também atinge pessoas muito bem casadas ou que tenham relacionamentos duradouros e que podem ser consideradas para a maioria das pessoas, como felizes. Sentir-se só quando tem pessoas ao seu redor é como se não pudesse enxergá-las ou senti-las. Como existem pessoas que odeiam a solidão, existem também pessoas que amam estarem sozinhas, são pessoas que adoram sentir-se isoladas, adoram o silêncio tendo esse perfil por motivos de mágoas ou decepção na vida, escolhendo a opção de viver só. Cada pessoa busca o seu bem estar, sozinha ou não, o importante é viver feliz. Não podendo anular o amor, como diz a bela canção do compositor Tom Jobim: "Fundamental é mesmo o amor, é impossível ser feliz sozinho.."

(Priscila C. da Silva)

terça-feira, julho 18, 2006

Mentira...Quais são as verdades sobre ela? o.O



Mentira é quando é feita uma declaração por uma pessoa que acredita ou suspeita que ela seja falsa, na expectativa de que outras pessoas possam acreditar nela. O ato de mentir torna-se comum nos tempos de hoje, onde as pessoas concorrem por tudo, são ambiciosas e cada vez mais individualistas. Acabam então criando mentiras para comprometer seus adversários, ou até mesmo, uma "mentirinha" para agradar o chefe.
O ato de mentir começa cedo. As crianças para não apanharem ou levarem bronca de algo errado que cometeram começam a mentir, evitando assim tomar aquela surra ou bronca. Vendo que mentir dá certo, a criança cria o hábito de mentir, se antes não for detectado, mais tarde irá se tornar um adulto mal caráter e mentiroso. Na própria infância, as crianças criam também histórias inacreditáveis. Quando a criança cresce e torna-se um adolescente e ainda mantêm o hábito de mentir, fica muito complicado, porque além de mentir para os colegas, mente também para os pais. Iludindo os pais, como por exemplo quando o pai pergunta sobre o boletim, o filho diz que não recebeu(sendo que o boletim está escondido) e entre outras desculpas que são frequentes na adolescência. Já quando adulta, a pessoa mentirosa trapaceia, ilude, engana e até mesmo rouba as pessoas. Temos como exemplo no governo do Brasil(local aonde deveria existir pessoas corretas e verdadeiras) pessoas que trapaceiam, roubam dinheiro do povo, dão esperança e prometem mundos e fundos para uma camada de pessoas pobres e ignorantes (e também inocentes), que acreditam que a verdade prevalece em todas as pessoas. Vamos entrar nessa massa e tentar acreditar nas mentiras e ter esperança que um dia possam torna-se verdades.

(Priscila C. da Silva)

quinta-feira, julho 13, 2006

Louco Amor.



Homem,
Deixa eu te contar um segredo
O qual, tenho medo de revelar.
Não me cale a boca,
Já estou ficando louca de tanto esperar.
Me deixa te falar...
Não é bobagem
É coisa séria
Prometo ser sincera
Até o último segundo que eu me calar.
É um sentimento
Que tenho guardado há tempos
E hoje ele quer soltar...
Aliás...esqueça tudo que eu disse
E vamos viver essa maluquice que é amar.
Palavras ditas podem trazer feridas
Os atos valem mais do que milhares de pesquisas...
Palavras não tem valor quando vivemos um grande amor.

(Priscila C. da Silva)

segunda-feira, julho 10, 2006

Eleições 2006 -Quem será o nosso Presidente?




Vote, vote sempre!
Seja gentil,
Vote naquele que sempre te iludiu.
É ano de eleição,
Será que alguém mudará essa nação?
Não sabemos em quem votar
Se todos nos enganam,
Em quem devemos confiar?
É ano de eleição,
O pobre que passa fome
Ganha um saco de feijão
As crianças que também passam fome
Recebem beijos daqueles que tem os seus futuros nas mãos.
No Brasil,
Não sabemos em quem votar...
Naquele que roubou ou naquele que irá roubar.

(Priscila C. da Silva)

domingo, julho 09, 2006

Fim da Copa de 2006.



E a taça do mundo vai para...Itália! Espanto? Foi o que a seleção Francesa e a França sentiram ao ver o desempenho do time adversário, Itália. O jogo, de principio, estava excelente para a França, foi quando a Itália fez um gol, desestruturando a França e empatando o jogo. A pressão foi aumentando tanto para a Itália quanto para França, o desespero foi tanto que Zidane (antes a "Estrela" do momento) deu uma cabeçada no peito do zagueiro Materazzi aos 3 minutos do segundo tempo da prorrogação,já havia feito dois gols de cabeça na vitória por 3 x 0 sobre o Brasil na final da Copa do Mundo de 1998, a mesma que benefeciou em 1998 prejudicou em 2006 ganhando um cartão vermelho, levando então sua derrota e não a tão esperada despedida do futebol com comemorações. Indo para os penâltis, a Itália mandou muito bem fazendo 5 a 3 na decisão por penalidades.Por garra e por merecimento, a Itália é a campeã. É Zidane, não se comemora antes da vitória...e na próxima vez utilize a cabeça para pensar e não para dar cabeçadas.

(Priscila C. da Silva)

quinta-feira, julho 06, 2006

Destino Perfeito



-Amor, sabe que dia é hoje?
-Quarta-feira, por quê?
-Não amor...a data, sabe qual é?
-25 de março.
-Então amor...não sabe o que é comemorado no dia de hoje?
-Não Maria, não sei de nada, e não me encha a paciência que hoje eu estou estressado e ainda tenho que trabalhar!
-Desculpe querido..era para te lembrar que hoje estamos completando dez anos de casados. Não é maravilhoso isso? Amor cadê você?
O marido saiu para o trabalho sem ao menos ouvir o que a esposa tinha a dizer. Maria Emília é uma mulher de 30 anos, dona de casa e é casada com João Alberto, tem 33 anos e é advogado. O casamento deles está quase falido, mas Maria sempre tinha esperança de "resgatar" o amor do casamento. Não se falam direito, não trocam mais carinhos e muito menos dizem um ao outro um "bom dia". João, já pensou até em se divorciar "-Como você quer que eu continue casado com você, desse jeito que você se encontra: gorda, chata e feia! Tenha dó de mim, Maria!" A única saída para Maria era trancar-se no quarto e chorar, chorar muito! Tentando retirar sua raiva e tristeza através das lágrimas e chorava baixo, para não dar osadia a João, porque se ele soubesse que ela sempre chora quando ele diz algo assim, ele iria sentir-se o "Rei das Humilhações".
Foi que, numa segunda-feira de manhã, depois que João foi para o trabalho, Maria sentou-se para enfim poder tomar o seu café da manhã. Começou a ler o jornal e viu um anúncio que lhe chamou atenção: "Carlinhos, o homem que você sempre sonhou! O homem perfeito em tudo! Quer tê-lo? Ligue para 3333-9906" Não que de ínicio acabara se interessando, mas, não conseguia esquecer daquele anúncio, algo indicava que ele era importante e que ela tinha que conhecer esse homem. Já empolgada, Maria pensava: -Será que ele dá bom dia todas as manhãs?
Ainha eram dez horas da manhã, o tempo não passava, Maria já tinha arrumado a casa, lavado as louças e arrumado as roupas do marido na gaveta. Maria queria mesmo era ligar, ouvir a voz de Carlinhos, saber como ele era, o que ele tinha para proporcionar para ela. Não aguentou a curiosidade, e ligou para o número do anúncio...
-Alô? Go..Go..gostaria de falar com o Carlos?
-Quem? Carlos? Não é daqui não.
-Não..desculpe, Carlinhos, Carlinhos isso, ele está?
-Não está no momento, aqui quem fala é o colega dele, o que posso ajuda-la?
-Eu vi o anúncio no jornal, e gostaria de conhecer o Carlinhos.
-Olhe só querida, o programa sai por r$100,00, incluindo massagem.
-Não...senhor, não quero chegar a tanto. Só quero conversar com ele, só quero conhecê-lo.
-Ahhh...ok, sai por r$50,00 o programa!
-Fechado! Aonde encontro ele? Que horas?
-Olha, o local aonde ele marca é sempre na praça em frente ao mercado "Preço Bom", e o horário é ás 16:00. Ele vai estar vestindo uma blusa azul e uma bermuda branca.
-Obrigada então, vou encontrá-lo hoje mesmo!
Já era uma hora da tarde, Maria se arrumou, se penteou, tirou o seu vestido que nunca usou, um que ela havia comprado para sair com o marido, mas de última hora, ele queixou-se de dor de cabeça. Ela queria ser valorizada, ser notada e ser desejada. Deu então duas horas da tarde, Maria foi a praça, e encontrou Carlinhos em pé de costas. Maria chegou perto dele e disse:- Carlinhos? Quando Carlinhos virou, ambos tomaram um susto, Carlinhos era João, o seu marido! Maria não acreditou, "Carlinhos, o homem perfeito" era então seu marido?? Cadê a perfeição, que durante dez anos ela não encontrou? Como podia ser perfeito com outras e quem sabe outros, e não ser perfeito com a própria esposa? Maria indignada saiu correndo e jogou-se em cima de um carro que passava na pista. Por coincidência, era o carro dos sonhos dela!
(Priscila C. da Silva)

quarta-feira, julho 05, 2006

O Homem e o Lixo.



Nascido no lixo, onde sua mãe morreu no parto e logo mais tarde (9 anos) teve seu pai morto, atropelado por um caminhão de lixo...
Assim, foi levando a vida, orfão de pai e mãe, teve o lixo como seu habitat natural. Já adulto vestia-se e comia do lixo, ás vezes tinha sorte em encontrar carne no lixo, porque já era de costume encontrar somente ossos de galinha. Num dos seus dias de procura no lixo, ele encontrou um objeto nunca visto por ele, era um espelho. Ele pegou o espelho, analisou seu formato e notou que ele refletia a luz do sol, ele virou o espelho para si mesmo e viu sua própria imagem refletida naquele quadrado brilhante. Ficou um momento em silêncio, estava assustado, nunca havia visto seu próprio rosto! Olhando para sua imagem, pensando, perguntou-se:- Sou um homem ou um bicho? Ficou horas á fio se olhando no espelho, acabou até esquecendo-se de um recente lixo que acabara de chegar no lixão. O espelho, naquele momento, era mais importante do que um pedaço de carne, era de extrema importância para sua própria descoberta.

(Priscila C. da Silva)

domingo, julho 02, 2006

O Azul, Vermelho e Branco apaga o brilho do Verde e Amarelo!




Por: Priscila Silva Foto: www.terra.com.br

Dia 1 de julho de 2006, Brasileiros (torcedores e jogadores) recordam-se das perdas para a tão evitada seleção Francesa. Juro, que não passou em minha cabeça que o Brasil viesse a ser freguês (novamente) da França. Faltou muita coisa nesse jogo, apenas o que apareceu foi a técnica e habilidade dos franceses para com o Brasil. O Brasil nunca foi tão humilhado como foi nesse último jogo, vaias e nervosismo tomaram a torcida brasileira (que até então a mais unida e mais bonita do mundo) demonstrada durante os minutos do segundo tempo. Já estavámos perdendo as esperanças de obter a sexta estrela, mas ainda tinhámos mesmo que pouca esperança, que Parreira colocasse algum jogador tão bom que viesse fazer o que milhões de brasileiros apaixonados pelo futebol e acima de tudo apaixonados pelo Brasil, vários gols era o que todos nós queriámos (como era de costume, na "antiga" Seleção Brasileira). Aos 11 minutos do segundo tempo, o jogador francês Thierry Henry fez o primeiro e único gol, suficiente para derrotar o Brasil, com um golpe fatal, deixando os jogadores brasileiros "no chão". Não dava nem mais vontade de continuar assistindo áquele jogo, a televisão de plasma (aquela que muitos aqui compraram e pagaram tão caro) para ver o Brasil brilhar, acabou ficando preta e branca. E além de termos que suportar a nossa derrota, teremos que suportar a humilhação internacional, dando mais enfâse aos argentinos que não mediram esforços para nos ridicularizar. O Jornal argentino "Olé" colocou como capa, uma foto mostrando a tristeza dos jogadores brasileiros e logo em cima "MerdeAmarela" referindo-se a ao Verde e Amarelo, tornando então "Merda Amarela". Que afronta! Pois bem, a tão sonhada sexta estrela ficará somente em nossas imaginações, brilhando e brilhando, quem sabe em 2010 o Brasil não mude esta imagem tão suja adquirida nessa copa de 2006? Como nosso famoso ditado não cansa em dizer: "Sou brasileiro e não desisto nunca! " .